A solução arrefecedora é o resultado da mistura de água desmineralizada com aditivo, tomando o cuidado de seguir as orientações do fabricante do veículo quanto a proporção de água e aditivo.
- 60% de aditivo e 40% de água desmineralizada, o volume do motor igual a 5 litros de solução então temos que a mistura da solução será de 3 litros de aditivo e 2 litros de água desmineralizada.
A solução arrefecedora ser encontrada de 2 formas:
- Concentrado – É o aditivo sem complemento de água desmineralizada. Cada veículo possui a sua diluição mais adequada, por isso é indicado usar essa forma, pois é possível fazer a solução de acordo com cada recomendação do fabricante – água desmineralizada + aditivo.
- Pronto para uso – Esse aditivo já possui uma diluição básica e deve ser utilizado para ocupar o volume total da solução arrefecedora do motor (sem adição de água).
A norma que regulam a fabricação dos aditivos é a NBR13705, que indica que os produtos devem ser a base de monoetilenoglicol, que é o responsável pelo controle da temperatura no sistema de arrefecimento.
Quando a diluição não está adequada, seja por excesso ou por falta de aditivo, o controle da temperatura do motor fica comprometido, fazendo com que os componentes do sistema de arrefecimento sofram um desgaste prematuro.
Por exemplo: Na bomba d’água pode apresentar vazamentos por comprometer o selo em função da falta do aditivo, provocando um atrito nas faces, pois o aditivo age como um lubrificante.
Não é necessário repor a solução arrefecedora pois o sistema de arrefecimento é selado, caso haja necessidade devemos investigar a causa e solucionar o problema.
Não deve ser completado com água, pois aumenta a diluição do aditivo, perdendo a eficácia.
Hoje os motores estão cada vez mais compactos e mais avançados tecnologicamente o que exige a correta composição da solução arrefecedora, seguindo as normas do fabricante do veículo. Com isso reduzindo os problemas com reposição das peças de desgaste do sistema.